IVDr
Introdução Contato Amostras Contempladas Protocolos de Análise
Introdução
O equipamento de Ressonância Magnética Nuclear (RMN), 14,1 Tesla (600 MHz para a frequência do ¹H), marca Bruker, modelo EVO, adquirido através do projeto Equipamentos Multiusuário (EMU) Fapesp (Processo 22/11588-8), instalado em agosto de 2024, para atender, mas não se limitando, às pesquisas em metabolômica e lipidômica por RMN. Adicionalmente, a licença da plataforma In Vitro Diagnostic research (IVDr) Bruker foi adquirida por 3 anos, na qual encontra-se métodos de RMN padronizados para análise de biofluidos corporais humanos. Atualmente, a plataforma IVDr está disponível para amostras de biofluídos humanos: urina, plasma, soro e fluido cerebrospinal (CRF, do inglês cerebrospinal fluid). A análise dos dados a plataforma viabiliza a "identificação" e "quantificação" de 41 metabólitos de baixa massa molecular e 115 parâmetros de lipoproteínas no soro e plasma, além de 150 metabólitos na urina. Além das análises mencionadas, também é possível realizar estudos metabolômicos de fluídos corporais de outros animais e também de extratos vegetais. Porém, nesse caso sem a utilização da plataforma IVDr.
Amostras Contempladas pela Plataforma IVDr
As análises de RMN de biofluídos corporais humanos adquiridos de acordo com os métodos padronizados da plataforma In Vitro Diagnostic research (IVDr) gera os seguintes relatórios de análise:
- PLASMA/SORO - Exemplos: Lipoproteínas ; COVID ; QC ; Metabólitos
- URINA - Exemplos: Metabólitos-b ; Metabólitos-e ; QC
- FLUIDO CEREBROSPINAL (CRF, do inglês cerebrospinal fluid) - Exemplos: (em desenvolvimento)
Também estão contemplados estudos metabolômicos por RMN de outras matrizes, porém sem o uso da plataforma IVDr, como por exemplo extratos vegetais.
Protocolos de Análise
Os estudos metabolômicos via plataforma IVDr deverão seguir o procedimento padrão de preparo de amostras de acordo com as diretrizes:
IVDr_POP-Preparação de Amostras
- Amostras de urina - anexo
- Amostras de soro/plasma - anexo
- Amostras de fluído cerebrospinal - anexo
Contato
O equipamento IVDr está disponibilizado para atender a comunidade científica e acadêmica de acordo com o plano gestor. As solicitações de análises enviadas para o uso do equipamento, nos moldes de facilities ou colaborações, serão analisadas por um comitê (descrito em serviços). Os usuários receberão treinamento adequado para operar o equipamento de RMN e utilizar a plataforma.
- Para acesso e utilização dos recursos disponíveis como usuário da “Comunidade Acadêmica e Científica”, cada professor/pesquisador deve preencher o Formulário de Submissão de Solicitação e enviá-lo por e-mail: ivdr.rmn@ufscar.br