Serviços

Serviços prestados pelo laboratório

O laboratório de RMN do DQ-UFSCar está em condições de oferecer vários serviços de análises de RMN para para compostos orgânicos e organo-metálicos, tanto no nível acadêmico como para indústria, e, utilizando amostras nos estados sólido, líquido ou material heterogêneo (animal ou vegetal). Dentre eles destacamos:
  • Identificação de substâncias desconhecidas e em escala mMolar utilizando LC-DAD-SPE/RMN;
  • Caracterização de insumos da indústria químico-farmacêutica;
  • Caracterização de contaminantes em materiais de partida, produtos intermediários e produtos finais;
  • Determinação quantitativa de substâncias em misturas (qNMR).
  • Determinação da origem biossintética de produtos naturais e/ou comerciais (SNIF-NMR).
  • Obtenção de todos os espectros rotineiros de RMN 1D (1H, 13C, DEPT, gNOESY 1D, etc.) e 2D (COSY, NOESY, TOCSY, HSQC, HMQC, HMBC, DOSY etc.).
  • Obtenção de espectros multinucleares (Por exemplo: 19F, 31P, 7Li, 27Al, 29Si, 59Co, 77Se, 113Cd, 117Sn, 125Te, 195Pt,199Hg, entre outros).

Comitê de Gestão para as Análises Externas – CGAE

Objetivos:
Este comitê tem por objetivo avaliar as solicitações de análises que forem enviadas ao Lab. de RMN do DQ-UFSCar, feitas por usuários externos à nossa instituição, oriundos tanto da iniciativa privada quanto de outras Instituições de Ensino Superior (IFS). Esse comitê também é responsável pela avaliação do grau de satisfação pelos serviços prestados para esses mesmos usuários. Para usuários internos, o equipamento de 9,4 Tesla, NanoBay, está disponibilizado e será utilizado pelos alunos, os quais receberão treinamento adequado para a sua operação e em horários específicos de acordo com o grupo a qual pertencem.

Membros do comitê:
Profs. Antonio Gilberto Ferreira – DQ-UFSCar (presidente)
Tiago Venâncio (DQ-UFSCar) - vice-presidente
João Batista Fernandes (DQ-UFSCar)
Valéria Regina de Souza Moraes (DQ-UFS)
Roberto G. S. Berlinck (IQ-USP-São Carlos)
Maria da Paz (INPA-AM)

 

Procedimentos para solicitação de análise

  • Iniciativa privada

          Entrar em contato com um dos Profs. responsáveis por um dos meios de comunicação descritos na página principal (e-mail ou telefone).

  • Academia

          Enviar mensagem eletrônica para o presidente do comitê (giba_04@yahoo.com.br ou giba@ufscar.br) com o formulário de requisição de análises devidamente preenchido (Formulário de Requisição de Análises).

  • O presidente do comitê fará uma avaliação técnica e dará uma resposta ao solicitante. Poderá, no entanto, submeter a solicitação ao comitê, quando julgar necessário. Nesse caso, após o parecer do comitê, o solicitante receberá o parecer do presidente.
  • No caso de uma resposta positiva o solicitante será responsável pelo envio da amostra, devidamente acondicionada, para a(s) análise(s) a ser(em) entregue(s) no Lab. de RMN do DQ-UFSCar em data e horário estabelecido pelo presidente. Em alguns casos, as amostras poderão já vir preparadas no solvente adequado.
    OBS.: Em casos excepcionais quando a(s) amostra(s) for(em) enviada(s) pelo correio, o presidente do comitê se encarregará do preparo da(s) amostra(s) e, o solicitante, pelo envio do solvente deuterado.
  • Na avaliação do comitê, será levando em conta não só a viabilidade da execução da(s) análise(s) feita(s) pelo solicitante, como também se na instituição do mesmo haveria a possibilidade da(s) análise(s) ser(em) realizada(s).

Forma de encaminhamento dos resultados

      Os resultados serão enviados eletronicamente, pelo presidente do comitê ou por um dos técnicos, na forma de FIDs, tanto para espectros 1D como 2D. Para solicitantes da iniciativa privada, geralmente se envia também os resultados (espectros) na forma de pdf.

 

Forma de avaliação dos serviços prestados

        O solicitante se compromete automaticamente, ao final da(s) análise(s), responder o formulário com o grau de satisfação do usuário- encontrado no (Formulário_Grau_Satisfação). O formulário deverá ser devolvido via forma eletrônica para o presidente do comitê, uma (1) semana após o recebimento do(s) FID(s), sob pena de não ter mais acesso ao equipamento caso não cumpra esse item.